Implante Dentário Tijuca RJ

Etapa cirúrgica:

Consiste na instalação dos implantes nos ossos maxilares. É indolor tanto no ato cirúrgico como no pós-operatório. Durante um período necessário de espera (3 a 6 meses), teremos a osseointegração (conexão entre o tecido ósseo e a superfície do implante), onde os implantes permanecem dentro do osso e protegidos de cargas mastigatórias. Existem implantes que nos permite ter um tempo de espera reduzido (21 dias), pois apresentam diferente tipo de superfície acelerando a osseointegração.

Etapa protética:

Consiste na elaboração da prótese sobre os implantes. A fixação desta prótese ao implante é feita por meio de parafuso ou por cimentação. Para quem usa pontes móveis parciais, o implante pode ser usado para fazer uma prótese fixa. “Além disso, na ausência de todos os dentes, pode-se planejar uma prótese fixa totalmente sobre implantes”. O implante pode ser utilizado ainda para pacientes que usam dentaduras. Após a colocação dos implantes, a pessoa pode levar uma vida normal como as que têm dentes naturais, fora isso, é necessário manter uma boa higienização para não desenvolver doenças ao redor dos implantes.

Porque o titânio?

Pois é além de ser um material utilizado há muitas décadas ele não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e devido sua biocompatibilidade com nosso organismo, não apresenta rejeição imunológica.

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso?

Sim.

Existe restrição quanto à idade?

Não existe limite de idade. Idealmente, devemos considerar um paciente capaz a receber implantes, aquele que já completou sua formação óssea e que tenha uma condição de saúde aceitável.

Quanto tempo de duração tem uma cirurgia para instalação de implante?

Isso varia muito de acordo com a complexidade da cirurgia. Normalmente, em casos como a instalação de um implante apenas, o tempo médio é de 30 minutos. Em casos complexos como protocolo esse tempo é por volta de 90 minutos.

Quais os riscos cirúrgicos?

A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo anoramal.

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?

Depende de cada caso, pois está relacionado a diversos fatores como, por exemplo, o travamento do implante que não depende única e exclusivamente da destreza do profissional. Quase sempre são próteses provisórias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas (é muito importante aguardar o período de formação óssea ao redor dos implantes dentários).

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais “próteses móveis” e “dentaduras”?

As próteses fixadas sobre os implantes têm como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência.

Quanto tempo dura um implante? Qual a chance de dar certo?

Pode-se afirmar que 95% dos casos, os implantes durarão toda a vida. Estudos demonstram que os implantes apresentam taxas de sucesso de 90% à 97%.

Os resultados estéticos são bons?

Todas as próteses fixadas ou não sobre os implantes apresentam, em muitos casos, uma solução estética ótima, mas dificilmente serão como os dentes naturais.

Do que depende o sucesso do implante?

De vários fatores, como um profissional habilidoso e treinado na técnica, das condições de saúde do paciente, e dos cuidados após a cirurgia realizados pelo próprio paciente. É de extrema importância que o paciente siga a risca todas as orientações concedidas pelo cirurgião-dentista.