Prótese Dentária

Prótese Dentária

 

TIPO DE PRÓTESE

O que é uma prótese total (“Dentadura”)?

Dentadura é uma prótese que devolve todos os dentes perdidos. É indicada para pessoas que ao longo da vida perderam todos os dentes da maxila (arco superior) ou da mandíbula (arco inferior). A prótese total deve ser removida e higienizada todos os dias.

O que é uma prótese parcial removível (“roach”)?

Quando o paciente ainda apresenta alguns elementos dentários na boca, esta prótese pode ser confeccionada. Este tipo de prótese apresenta grampos metálicos que são responsáveis pela retenção e estabilidade. A prótese parcial removível também deve ser removida e higienizada todos os dias.

O que é uma prótese fixa?

Geralmente utiliza a prótese fixa quando se perde até 3 dentes e tem outros dois ao lado deste espaço “vazio”, então, pode realizar a confecção de uma prótese que substitua somente estas coroas perdidas utilizando os dentes ao lado, evitando com isso que utilizemos grampos metálico, não havendo mais a necessidade de remove-la. Neste caso, o paciente deve realizar a higiene na própria boca com auxílio de escova e fio dental, cuidados este que devem ser um pouco mais rigorosos.

O que é uma prótese de precisão?

A prótese de precisão são próteses parciais removíveis que apresentam encaixes pré-fabricados nos permitindo remover os grampos metálicos, proporcionando maior estética. Contudo, são ligeiramente mais custosas e exigem aspectos e etapas mais criteriosas.